top of page

Quando devo trocar o pneu do meu carro?


Pneus

Sabemos que a vida útil do pneu depende diretamente da maneira como você utiliza o veículo. Portanto, a troca do pneu deve ser feita conforme as condições da borracha. Por isso, é necessário realizar constantes manutenções preventivas, sobretudo, antes de pegar estrada, para garantir que os pneus estejam nas condições ideais.


Apesar de parecer uma questão relativamente simples, muitos condutores adiam as revisões do veículo devido a rotina agitada ou por simplesmente não perceberem sinais básicos apresentados pelo carro no dia a dia.


É importante lembrar que a vida útil dos seus pneus depende de muitas variáveis, desde a escolha correta da marca, até os seus hábitos enquanto condutor.


Mas, uma coisa é certa, o próprio pneu te dá indícios de quando é o momento de fazer a troca. Confira os principais sinais de que está na hora de adquirir novos pneus para seu veículo.


> Indicador TWI:

Todo pneu possui um indicador de desgaste da banda de rodagem, conhecido pela sigla TWI. Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade, sendo assim, se o pneu já encostou no TWI, está na hora de trocá-lo.


> Sinais de ressecamentos e rachaduras:

Mesmo que os pneus sejam novos, eles precisam ser substituídos imediatamente ao apresentarem esse tipo de problema. Dessa forma, você garante o funcionamento adequado e a segurança do veículo.


> Atenção a data de validade:



Assim como qualquer item fabricado, os pneus possuem data de validade. Geralmente, o período desses produtos é de cerca de cinco anos da data da compra. Isso porque a borracha começa a ressecar, o que deixa o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem. Ou seja, torna-se um risco que pode causar acidentes graves e derrapagens.


Portanto, é de responsabilidade de todo motorista estar atento aos sinais apresentados pelo veículo, principalmente quando o assunto é pneu, um elemento fundamental para o bom funcionamento do seu carro.


E quando chegar o momento da troca de pneus, lembre-se de escolher um local confiável para realizar esse serviço e esteja certo de que você está comprando pneus de qualidade, pois isso também interfere na durabilidade e desempenho do seu pneu.


Comentários


bottom of page