top of page

Como encontrar o pneu ideal para o meu carro?


Pneu Ideal

Na hora de trocar o pneu, surge uma dúvida comum: como saber qual pneu eu devo comprar para meu carro?


Primeira coisa, identifique qual o tamanho do seu pneu.

Na região do flanco de qualquer um dos seus pneus existem números e letras, que indicam informações importantes sobre seu pneu, as quais permitirão a você pesquisar pneus adequados para o seu carro.


A questão é: o que significam essas letras e números?


Vamos lá, comecemos com um exemplo, vamos supor que no seu pneu tem a seguinte sequência: P 225/55 R17 97 W.

Agora, vamos entender o que significa cada elemento.


Tipo de veículo:

A primeira letra na inscrição do pneu se refere ao tipo de veículo para o qual ele é indicado. P é de Passenger Car, ou carro de passeio. Há também LT (Light Truck, picape leve), ST (Special Trailer, para trailers especiais) e T (Temporary, para estepes temporários).


Largura do pneu:

O primeiro número é a largura do pneu em milímetros (225 mm). A largura (ou espessura) do pneu é medida a partir do ponto mais largo do flanco externo até o ponto mais largo do flanco interno.


Série:

O segundo número indica a série ou a relação em porcentagem entre a largura e altura da parede (55% da largura, no caso). Quanto menor a relação, menor a altura do flanco, o que significa melhor desempenho nas curvas, mas uma sensação menos suave.


Construção:

Indica a construção interna do pneu. Pode ser “radial”, como a maioria dos pneus, ou “D”, de “construção diagonal”, ou “B”, de “cinturada” (do inglês “belted”).*


Diâmetro da roda:

O valor a seguir é o diâmetro exterior da roda, expresso em polegadas. Ele indica o diâmetro da roda na qual o pneu é projetado para se encaixar.


Índice de carga:

O número seguinte é o índice de carga (varia de acordo com o veículo: um SUV tem um índice de carga superior ao de um sedã equivalente). Ele representa o peso que o pneu suporta carregar.


Velocidade:

A última letra é o índice de velocidade (W, até 270 km/h), ou seja, a velocidade que o pneu permite atingir com segurança.


Já deu para perceber que no seu pneu tem bastante informação relevante, não é?

Então já sabe, na hora de escolher um novo pneu para seu veículo, lembre-se de verificar essas informações para saber exatamente as proporções e características que esse novo pneu deve ter.




Commenti


bottom of page