top of page

Carros elétricos desgastam mais os pneus? 

  • Foto do escritor: Marketing Novva
    Marketing Novva
  • 29 de jul.
  • 2 min de leitura

ree

Com a popularização dos veículos elétricos (EVs) no Brasil, muitos motoristas estão percebendo que, apesar da economia com combustível e manutenção de motor, os pneus têm apresentado desgaste mais rápido. Mas será que isso é normal?


Spoiler: sim. E nós vamos te mostrar por quê — e como se prevenir.


Pesquisas internacionais apontam que pneus em EVs desgastam entre 20% e 30% mais rápido do que em carros a combustão. Isso acontece por três motivos principais:


Peso maior do veículo:

Baterias elétricas são pesadas, e o carro precisa de mais aderência no contato com o solo para manter a estabilidade.


Torque instantâneo:

Diferente dos carros convencionais, o torque dos elétricos é entregue de forma imediata. Isso exige muito mais do pneu em acelerações e frenagens.


Frenagem regenerativa:

O sistema de regeneração de energia durante a frenagem aplica força constante sobre os pneus — o que aumenta o desgaste em longos períodos.


E o mercado? Está preparado para isso?

Sim, e crescendo rápido. Segundo dados recentes, o mercado de pneus para veículos elétricos movimentou cerca de US$ 18,8 bilhões em 2024, com expectativa de ultrapassar US$ 20 bilhões já em 2025.


Marcas como a Michelin, inclusive, já desenvolvem linhas específicas para atender esse perfil de carro, com foco em:


  • Menor resistência ao rolamento

  • Menor ruído interno

  • Composição reforçada para suportar o torque e o peso

  • Maior durabilidade sem perder segurança


A resposta é simples: consulte quem entende.

Na Barrela Pneus, nossa equipe técnica está preparada para te orientar sobre os modelos certos para cada tipo de veículo, seja híbrido, 100% elétrico ou a combustão.


Trabalhamos com as principais marcas do mercado, incluindo pneus específicos para EVs, com pronta entrega e garantia de procedência.


 
 
 

Comentários


© 2023 Barrela Pneus

Desenvolvido por Novva Comunicação

bottom of page